Exatamente há três anos atrás, no dia 26 de novembro de 2005, acontecia uma partida de futebol épica, que entrou para a história do esporte. Náutico e Grêmio se enfentavam pela última rodada do quadrangular final da Série B daquele ano. Provavelmente apenas um deles conseguiria a vaga de acesso à Série A, pois o Santa Cruz vencia a outra partida, contra a Portuguesa, e ficava com a outra vaga. O Grêmio necessitava de um empate, o Náutico, da vitória. Era uma decisão como tantas outras, nada demais, apenas a luta de um grande clube voltar a elite do futebol nacional.
Mas as coisas aconteceram de uma maneira que ficou marcada por "A Batalha dos Aflitos". O jogo foi uma demonstração inimaginável de superação, de obstinação e de fé. Sim, pois sem uma ajuda divina nada seria possível, segundo várias pessoas que acompanharam a 'peleia'. O Grêmio teve que enfrentar vários problemas extra-campo, vestiário recém-pintado, truculência policial e uma arbitragem confusa. Com dois pênaltis a favor do adversário e quatro jogadores expulsos, o tricolor foi à luta. Galatto pegou o pênalti e o time, ou melhor, os sete atletas deveriam segurar o placar por mais dez minutos. Mas Anderson resolveu decidir: foi ao ataque e cavou a expulsão do zagueiro adversário; entrou na área em velocidade e colocou o Grêmio na frente. Os locutores de rádio e TV exaltavam: - Inacreditável! - Milagre! - Imortal!
A heróica conquista gremista ainda é lembrada pelos torcedores, através da faixa que diz "Jamais nos matarão - 26/11/05", através da fortalecida expressão "Imortal Tricolor" e através de duas obras audiovisuais. "Inacreditável - A Batalha dos Aflitos" é uma produção de G7 Cinema com a direção de Beto Souza e o roteiro de Eduardo Bueno. Ele trata da épica vitória, trazendo depoimentos de celebridades e de pessoas importantes no clube.
"A Batalha dos Aflitos" é uma produção de Iniciativa Produções e é dirigido por Antonio Sacomory e Fabiano Colatto. Este filme trata do feito gremista com mais emotividade e somente com depoimentos de dirigentes e jogadores, além de trazer um compacto do jogo.
Os dois filmes trazem locuções feitas pelas primcipais rádios que acompanharam o time gaúcho em Pernambuco. O vídeo a seguir tem o acompanhamento da narração da Rádio Gaúcha, umas das mais emocionantes do episódio.
O Grêmio se sagrou campeão da Série B com essa vitória, tendo conquistado 16 vitórias, 11 empates e 6 derrotas. Foram 48 gols marcados e 34 sofridos. A inacreditável conquista não é somente lembrada por gremistas, mas por todos que buscam reverter uma situação de dificuldade. Há treinadores que utilizam um dos filmes comentados aqui para motivar seus jogadores. Isso mostra que A Batalha dos Aflitos se transformou em algo universal, que ultrapassa as barreiras do fanatismo por um clube e prega a máxima de que nada está definido antes de chegar ao final.
1 comentários:
incendiário! (o texto)
Postar um comentário