06 novembro 2008

Há 115 anos na Rússia...

de play e leia o texto.



falecia aos 53 anos o compositor russo Piotr Il'yitch Tchaikovsky, por causa de um copo de água. Sim. Ele se esqueceu de ferver a água contaminada com a bactéria em forma de vírgula da cólera. Teve dor de barriga, diarréia e ainda por cima não se alimentava direito. Mas também a culpa não foi só dele. O país estava um caos, com o czar Nicolau II mandando vê e com a vida da maioria da superpopulação em condições precárias.

A situação tava tão feia que 24 anos depois da morte do Tchako, em fevereiro de 1917, eclodiu a revolta na Revolução Russa. Greves em todas as industrias. Multidões protestando. O czar renunciou e pôs seu irmão no trono. Mas não durou muito tempo e em 6 de novembro do mesmo ano, Lênin, O Careca, liderou os bolcheviques, os camponeses e operários, na tomada do poder e instalaram o socialismo, através de reforma agrária, nacionalização das fábricas e dos bancos. Bom como a história é muito longa, se quer ler um resumo de toda a revolução aqui tem um bem bom.



Tchaikovsky não nasceu em meio aos proletários mas comeu o pão que o diabo sovou. Um dos seis filhos de uma família de classe média russa, a homessexualidade atrapalhava um pouco sua vida social dado o ano em que nasceu: 1840, na cidade de Votkinsk. Desde os 5 anos ja tocava no órgão, digo piano. Mas aos 10 sua família decidiu que seria advogado, tendo estudado até os 19. Depois a vocação cantou mais alto e ele ingressou no Conservatório de São Petersburgo. Em razão do empenho e da dedicação empregada no aprendizado musical, aos 26 foi convidado para ser professor em outro conservatório, no da capital da rússia.

Lá ele tem contato com o Grupo dos Cinco mas não chega a integrar o time. No mesmo local conheceu e se casou (!) com uma de suas alunas e lá também criou uma de suas obras mais famosas, o balé Lago dos Cisnes. O músico ainda criaria outros balés mundialmente conhecidos como A Bela Adormecida e o Quebra-Nozes. Outra baita composição dele foi a Abertura 1812, cujos 4 dos 15 minutos de sua duração foram incluídos no filme V de Vingança, baseado nos quadrinhos homônimos de Alan Moore. Aproveitando que ontem foi o 5 de Novembro (Remember, Remember...) quero disponibilizar aqui os quadrinhos, a trilha do filme (Part1, Part2) e o filme.


E quem quiser a música completa da abertura (do post) tem aqui também. Tchako morreu mais tarde, ainda jovem aos 53 anos. A versão oficial de sua morte ainda é duvidosa. Acredita-se que ele tenha sido chantageado por seus antigos colegas que ameaçavam revelar sua homossexualidade. Há evidências que morreu por arsênico mas igualmente há a dúvida se ele próprio teria colocado a substância em sua bebida ou se teriam colocado propositalmente.

Ps.: A maioria das informações eu tirei da página da Coleção Folha de Música Clássica.