23 novembro 2008

Há 27 anos no Estádio Centenário...

... o Flamengo se tornava campeão da Copa Libertadores da América. Foi o terceiro time brasileiro a conquistar esse título (o Santos venceu em 1962 e 1963 e o Cruzeiro foi campeão em 1976). O Rubro-negro carioca chegou à competição por ter sido campeão brasileiro em 1980 e contava com um esquadrão praticamente imbatível. A SeleFla como era chamada a equipe, tinha craques como Zico (o Galinho de Quintino), Nunes, Adílio, Júnior (ex-Seleção Brasileira), Andrade (pentacampeão brasileiro), Tita, entre outros. Esse timaço venceu o Brasileirão três vezes (1980, 1982 e 1983), a Libertadores e o Mundial Interclubes, uma vez cada.

Antes de chegar à Final da competição continental em 1981, o Flamengo jogou 11 partidas, conquistando 6 vitórias e 5 empates: 2x2 Atlético Mineiro (em MG), 5x2 Cerro Porteño (no RJ), 1x1 Olimpia (no RJ), 2x2 Atlético Mineiro (no RJ), 4x2 Cerro Porteño (no Paraguai), 0x0 Olimpia (no Paraguai), 0x0 Atlético Mineiro (em Goiânia), 1x0 Deportivo Cali (na Colômbia), 2x1 Jorge Willstermann (na Bolívia), 3x0 Deportivo Cali (no RJ) e 4x1 Jorge Wilstermann (no RJ). Na Final, o Flamengo enfrentou o Cobreloa (do Chile) e venceu o primeiro jogo por 2x1. Na partida de volta, no Chile, o Cobreloa venceu por 1x0. O terceiro jogo foi marcado para Montevidéu, a capital do Uruguai. E o Flamengo venceu por 2x0, com dois gols de Zico. Ele que foi o artilheiro da competição, com 11 gols. Veja a ficha técnica da partida:


FLAMENGO 2x0 COBRELOA - Finalíssima da Taça Libertadores da América 1981
Local: Estádio Centenário, Montevidéu (URU). Data: 23 de Novembro de 1981. Árbitro: Roque Cerullo (Uruguai).
Gols: Zico 18min do 1º tempo, Zico 39min do 2º tempo.
FLAMENGO: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Adílio, Andrade e Zico; Tita, Lico e Nunes. Técnico: Paulo César Carpeggiani.
COBRELOA: Wirth,Tabile, Paes (Munõz) Mario Soto e Escobar; Jimenez Marello e Alarcon, Puebla Siviero e Washington Oliveira. Técnico: Vicente Cantatore.



A conquista da principal competição continental de clubes deu ao Flamengo uma vaga no Mundial Interclubes do mesmo ano. O adversário era o Liverpool, da Inglaterra, campeão da Liga dos Campeões da Europa. A vitória de 3x0, com dois gols de Nunes e um de Adílio. O Flamengo foi o segundo brasileiro a conquistar o Mundial (o primeiro foi o Santos), mas o primeiro a vencer a competição jogando no Japão. Em 1962/63, a disputa tinha um jogo na Europa e um na América do Sul (forma como o Santos venceu o Benfica e o Milan). Se quiser ver os gols do título mundial do time de "Maior torcida do Brasil" acesse o link: http://www.youtube.com/watch?v=ULBg8Ct8H0E&feature=related.