07 novembro 2008

Há 54 anos na Casa Branca...

... Franklin Delano Roosevelt foi eleito presidente dos Estados Unidos pela quarta vez, em 1944. Ele também foi o primeiro presidente a conseguir mais de dois mandatos e será o único devido à 22ª Emenda, que estabeleceu o máximo de dois mandatos para cada eleito à presidência americana.




Precedido por Herbert Hoover e sucedido por Harry S. Truman, Roosevelt, após ter ocupado o cargo de governador em seu estado natal, Nova Iorque, foi eleito presidente dos Estados Unidos pela primeira vez em 1932. Reeleito em 1936, manteve-se até o fim do segundo mandato, apesar das divergências e desacordos com a Suprema Corte. Na seqüência, tentou algo inimaginável: concorrer e vencer as eleições de 1940. E alcançou seu objetivo, governando durante o conturbado período da Segunda Guerra Mundial. As medidas que Roosevelt tomou em relação à Guerra ainda o levaram a um quarto mandato, iniciado em 1944 e interrompido em 1945 com a sua morte.

Durante seu governo, Roosevelt foi o responsável pela entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial após o ataque à base naval de Pearl Harbor. Esse presidente também foi fundamental na recuperação dos Estados Unidos após a “Crise de 29”, ou “Grande Depressão”, através de uma listagem de medidas que aprovou, conhecidas como New Deal (cuja tradução literal em português seria "novo acordo" ou "novo trato"). Essa série de programas viabilizou melhores condições de trabalho aos norte-americanos, o alcance de metas militares e industriais e a chegada da energia elétrica e da modernidade às regiões mais pobres do país.


No atual cenário da política norte-americana, com a recente eleição de Barack Obama para a presidência, há uma grande expectativa de que este líder, assim como Roosevelt, consiga recuperar a economia do país, o qual está passando pela crise econômica mais grave desde a de 1929.