14 novembro 2008

Há 86 anos em Londres...

... Iniciaram as transmissões da British Broadcasting Company (BBC). Elas passaram a ser regulares, entretanto, somente em janeiro do ano seguinte, 1923. E, em 1927, a emissora se tornou oficialmente a British Broadcasting Corporation, permanecendo com a mesma sigla.
Mais de um milhão de lares no Reino Unido haviam adquirido a licença radiofônica para acompanharem tamanho acontecimento para a época. O mentor intelectual e fundador da BBC foi John Reith, que sonhava com uma emissora que transmitisse ao mesmo tempo educação, informação e entretenimento.
Conta-se que, até o início da Segunda Guerra Mundial, Reith obrigava seus funcionários do turno da noite a entrarem na sede Broadcasting House em traje de gala, apesar do fato de que essa elegância faria mais efeito se fosse usada na televisão. Nesse quesito, a BBC havia estreado sua televisão em 1936 no Alexandra Palace, embora poucas pessoas pudessem se dar ao luxo de comprar um aparelho de televisão.
Em 1932, o BBC’s Empire Service (Serviço Imperial da BBC) havia iniciado as transmissões em inglês. O serviço internacional foi iniciado pouco antes da Guerra, a princípio para as nações ameaçadas pela Alemanha nazista, ou seja, em português, francês, alemão, italiano e espanhol.
A importância da emissora além das fronteiras da Grã-Bretanha cresceu muito durante a Segunda Guerra. As populações dos territórios ocupados pelos nazistas e os próprios alemães buscavam notícias, apesar destes estarem ameaçados de morte no caso de serem pegos procurando informações não-maculadas pelo regime de Hitler.
A BBC, por seu lado, também não divulgava tudo. Evitou, por exemplo, noticiar vitórias e derrotas tanto dos nazistas como dos Aliados. O próprio ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, que também não se preocupava em divulgar notícias negativas, reconheceu que a BBC havia vencido a "invasão intelectual da Europa".
As transmissões da televisão BBC foram interrompidas no dia 1º de setembro do ano de 1939. A transmissão ao vivo da entronização da Rainha Elizabeth II, em 2 de junho de 1953, entretanto, marcou o início da “Era da Televisão” no mundo.
Com o passar do tempo, a rádio e a televisão da BBC, assim como seus comentaristas especializados e seus inúmeros correspondentes espalhados pelo mundo para divulgar os acontecimentos a todo globo terrestre, tornaram a British Broadcasting Corporation um respeitado veículo de informação.

Há 119 anos na (a partir de então) República Federativa do Brasil



Dia 15 de novembro!
Feriado nacional. Lojas fechadas. Dia de folga. Mas por quê?
É claro que você sabe!
Dia em que a república foi proclamada!
E o que mais?
Bem...
O Império do Brasil estava em declínio. Os conservadores, que sempre apoiaram a permanência da monarquia no poder, vinham ficando cada vez mais descontentes com a situação que vinha se configurando. A Abolição da Escravatura, em 1888, foi um marco. Mas, se por um lado, um regime ridículo e inaceitável como esse foi abandonado, por outro, os grandes fazendeiros da época passaram a enfrentar problemas com mão de obra e deixaram de apoiar a classe daqueles que haviam sido responsáveis por isso: a monarquia. Os progressistas, que compunham a classe burguesa em ascensão, viam com maus olhos a manutenção de um regime como o monárquico, que eliminava do poder àqueles que não eram da nobreza. Além disso, conflitos com a Igreja Católica (Questão Religiosa) e com os militares (Questão Militar) agravavam ainda mais a situação difícil pela qual o império vinha passando.
Na tentativa de solucionar esses problemas, em junho de 1889, formou-se um novo ministério. Para o cargo de presidente desse ministério foi escolhido Afonso Celso de Assis Figueiredo, o Visconde de Ouro Preto.
O Visconde, tentando resolver um dos tantos problemas com os quais se deparava, optou por transferir comandantes e líderes do exército e distribuir as tropas militares em diferentes locais, em uma vã tentativa de enfraquecer alguns dos opositores do regime político vigente.
Contrariando as expectativas de Ouro Preto, os militares, sob o comando do Marechal Deodoro da Fonseca, depuseram o ministro. Isso ocorreu na manhã do dia 15 de novembro de 1989.
Enquanto isso acontecia, o atual Imperador, Dom Pedro II, estava em Petrópolis, a cidade imperial. Ao ficar sabendo do que vinha acontecendo no Rio de Janeiro, o Imperador resolveu retornar a sede do Império.
Naquele dia, há 119 anos, a república foi proclamada por Deodoro da Fonseca e uma ata foi lavrada, na Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro, institucionalizando aquele acontecimento.





A chefia do governo provisório, que permaneceria até que um governo permanente fosse instituído, coube à Deodoro da Fonseca.
Dom Pedro II, ao receber o comunicado de que o Brasil já não era mais um império e que, portanto, ele já não era mais o seu governante, foi convidado a partir para a Europa, com o intuito de evitar conflitos com o regime republicano que passava, desde aquele dia, a vigorar em solo nacional.