04 dezembro 2008

Há 26 e há 23 anos atrás...


faleciam respectivamente Gildo de Freitas e Teixeirinha. Aquele, veio da cidade onde o bagualismo é quase uma religião: AlegrETE, tchê. EsTE, não nasceu em Passo Fundo, como diz uma de suas músicas mais famosas, mas sim é duma cidade pouco conhecida: RolanTE (que possui um bonito site). Aquele, era o "rei dos trovadores" (175, segundo o bem atual blog gildo de freitas. Abaixo segue o video de uma gravação do Galpão Crioulo onde ele interpreta uma de suas trovas mais famosas: Eu reconheço que sou um grosso). Este, era o "rei do disco" (alcunha recebida devida a grande vendagem de discos alcançada em sua época e também as suas cerca de 49 [!] gravações. Ele também atuou em 12 [!] filmes. Mais abaixo, uma parte de um deles, Coração de Luto, o qual já assisti e recomendo).





Seu Leovegildo José de Freitas e seu Vítor Mateus Teixeira foram os dois maiores compositores da música gaúcha. Não é por acaso que hoje é o Dia Estadual do Poeta Repentista Gaúcho e do Artista Regional Gaúcho, pela Lei Estadual RS 8.814/89. Duvida? Há uma história que na época em que faziam sucesso, os dois se gladiavam indiretamente por trovas através dos LPS lançados. Tipo quase se tirando por mensagens subliminares. Sinistro. Depois os albuns de rock são perigosos hehehe Jogada de marketing? Não se sabe ao certo hehehe

Por falar em rock, em 2006 foi feita uma homenagem da RBS a Teixeirinha. Um show que tinha como cenário um ambiente de circo, para remeter onde ele mais se apresentava, foi gravado com cantores do pop-rock gaúcho junto com artistas do regionalismo. Baixa aqui tchê. Algumas das versões originais estão estão em Os Maiores Sucessos. Se tu queres conhecer no geral sobre a vasta obra de Gildo de Freitas, uma amostra pode ser ouvida na coletânea Os Grandes Sucessos. Outros cds são facilmente encontrados em outros sites.

Acredito ser importante essa dilvulgação da baita contribuição que os dois senhores fizeram para a música e a cultura gaúcha. Então ta feita minha singela homenagem. Agora é só fazê o mate, bota a toca a música e senta na sacada. Ou então ajeita as mesa e as cadera e faz um bailezito com a mulher na sala. Forte abraço!