subia o 14-bis, deixando uma galera de queixo caído. O projeto foi do mineiro Albert(o) Santos-Dummont (1873-1932) e percorreu cerca de 60 metros de distância em 7 segundos a uma altura de 2 metros de altura. Foi pouco tempo mas valeu por toda uma eternidade. Nascia ali, no parque Bagatelle, em Paris, França, a aviação moderna e em homenagem ao feito é comemorado hoje o dia do aviador.
Muitos descordam dessa data. Há boatos, porque não houve testemunhas, que os primeiros a alçar vôo foram os americanos Irmãos Wright, o que é puro engôdo. Até uma entidade americana ja reconheceu o pioneirismo do brasileiro, segundo o site do Centenário do Vôo, feito em 2006 pelo Governo Federal.
Embora o 14-bis tenha aquele formato estranho, ele se elevou sozinho, sem a ajuda de nada, apenas com a de seu criador, o único passageiro. O desenho do avião era invertido porque Santos-Dummont queria que o avião tivesse mais contato com o ar e assim pudesse decolar. Ou você queira que ele fosse assim???
O certo é que ele planou por mais uns 5 meses, até que em abril de 1907 fez a sua última aterrissagem. Santos-Dumont construíu outros modelos, até chegar ao nº 19, apelidado de Demoiselle.
Mas o "pai da aviação" não pousou por aí. Ele seguiu criando balões e dirigíveis. Tamanho foi o desenvolvimento de suas máquinas que elas logo foram transformadas em máquinas de destruição. Já em 1914 foram utilizados bombardeiros na Primeira Guerra Mundial, onde surgiu a mítica figura do Barão Vermelho, que sempre me lembra o desenho "Esquadrilha Abutre", cuja abertura deve dar saudade em muita gente, como bem lembrou nossa colega Laura no blog Gangue do Hipertexto.
Deprimido por causa do uso de sua invenção para o mal, Santos-Dumont se enforcou em 1932, em São Paulo, onde estourava a Revolução Constitucionalista, que também contou com a utilização de aviões militares.
Apesar desses episódios trágicos, o uso do avião ainda teve um papel importantíssimo para o "progresso" da humanidade e inclusive para Santa Maria, que possui uma Base Aérea instalada na cidade. A Base comemorou 37 anos no último dia 15 com a inauguração de um monumento em homenagem aos controladores de tráfego aéreo.
Veja uma reportagem abaixo sobre Santos-Dumont e o 14-bis, veiculada originalmente no Canal Brasil.
Muitos descordam dessa data. Há boatos, porque não houve testemunhas, que os primeiros a alçar vôo foram os americanos Irmãos Wright, o que é puro engôdo. Até uma entidade americana ja reconheceu o pioneirismo do brasileiro, segundo o site do Centenário do Vôo, feito em 2006 pelo Governo Federal.
Embora o 14-bis tenha aquele formato estranho, ele se elevou sozinho, sem a ajuda de nada, apenas com a de seu criador, o único passageiro. O desenho do avião era invertido porque Santos-Dummont queria que o avião tivesse mais contato com o ar e assim pudesse decolar. Ou você queira que ele fosse assim???
O certo é que ele planou por mais uns 5 meses, até que em abril de 1907 fez a sua última aterrissagem. Santos-Dumont construíu outros modelos, até chegar ao nº 19, apelidado de Demoiselle.
Mas o "pai da aviação" não pousou por aí. Ele seguiu criando balões e dirigíveis. Tamanho foi o desenvolvimento de suas máquinas que elas logo foram transformadas em máquinas de destruição. Já em 1914 foram utilizados bombardeiros na Primeira Guerra Mundial, onde surgiu a mítica figura do Barão Vermelho, que sempre me lembra o desenho "Esquadrilha Abutre", cuja abertura deve dar saudade em muita gente, como bem lembrou nossa colega Laura no blog Gangue do Hipertexto.
Deprimido por causa do uso de sua invenção para o mal, Santos-Dumont se enforcou em 1932, em São Paulo, onde estourava a Revolução Constitucionalista, que também contou com a utilização de aviões militares.
Apesar desses episódios trágicos, o uso do avião ainda teve um papel importantíssimo para o "progresso" da humanidade e inclusive para Santa Maria, que possui uma Base Aérea instalada na cidade. A Base comemorou 37 anos no último dia 15 com a inauguração de um monumento em homenagem aos controladores de tráfego aéreo.
Veja uma reportagem abaixo sobre Santos-Dumont e o 14-bis, veiculada originalmente no Canal Brasil.