24 outubro 2008

Há 63 anos no mundo...






... Foi fundada, oficialmente, a Organização das Nações Unidas (ONU). Isso se deu em São Francisco, estado da Califórnia, Estados Unidos. A fundação ocorreu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e partiu de 51 países membros. A sede atual da ONU é em Nova Iorque. Seus objetivos são: manter a paz mundial, proteger os Direitos Humanos, promover o desenvolvimento econômico e social das nações, estimular a autonomia dos povos dependentes e reforçar os laços entre todos os Estados soberanos.


A idéia das Nações Unidas foi firmada durante a Segunda Guerra Mundial, na conferência de Aliados celebrada em Moscou, no ano de 1943. O então presidente dos Estados Unidos da América, Franklin Delano Roosevelt, sugeriu o nome de "Nações Unidas" a partir de conversas preliminares que tivera com outros líderes.


A ONU começa a sua existência a 24 de outubro de 1945, depois da concordância dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (República Popular da China, França, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, Reino Unido e Estados Unidos da América) e pela grande maioria dos outros 46 membros. Hoje, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança são os únicos que têm poder de veto nas decisões. Eles são os Estados Unidos da América, a Federação Russa, França, o Reino Unido e a República Popular da China.


Em relação à estrutura, a Organização das Nações Unidas tem a seguinte subdivisão: Secretário-Geral, Assembléia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, Tribunal Internacional de Justiça e Secretariado.


A ONU utiliza seis línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. Quase todas as reuniões oficiais são traduzidas simultaneamente para esses idiomas. E quase todos os documentos oficiais, em suporte de papel e online, são traduzidos para essas seis línguas.


Atualmente, a Organização das Nações Unidas possui 192 Estados soberanos. Um de seus feitos mais importantes foi a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no ano de 1948.