24 novembro 2008

Há 377 anos no Nordeste Brasileiro...

A cidade de Olinda era incendiada pelos neerlandeses, originários da Neerlândia, ou, Países Baixos. Os Países baixos são um país situado no noroeste da Europa, e possuem uma democracia parlamentar sob uma monarquia constitucional. Eles são um dos poucos países que não têm a sede do governo na capital.

Olinda encontra-se no nordeste brasileiro com seus 394.850 habitantes. Faz parte do estado de Pernambuco, um dos mais antigos do Brasil. No século XVI o país era dividido através do sistema de capitanias hereditárias, em que a coroa portuguesa (metrópole na época) dividiu a colônia (Brasil) em 15 lotes, entre os quais Pernambuco estava inserido. Olinda foi a capital dessa capitania, e em 1630, Holanda a invade, na segunda tentativa, na intenção de obter o açucar provindo da cana. A cidade de Olinda é incendiada em 24 de novembro de 1631.

Em 1654, após muitos confrontos, entre eles a Batalha de Guararapes, os colonos portugueses, com apoio de Portugal e Inglaterra, expulsaram os holandeses do território brasileiro.

A cidade dos bonecos gigantes, referência ao carnaval de Olinda que possui os bonecos com uma média de 3,6 metros e de 50 quilos, faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).


Ao som do frevo e do maracatu, Olinda recebe os seus visitantes com vasta herança histórica e cultural. Os turistas entram em contato com elementos do Brasil colonial da cultura popular como as feirinhas de artesanato, características da localidade.