22 outubro 2008

Há 30 anos na Igreja Católica Apostólica Romana...


Karol Joseph Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920, na cidade de Wadovice, Polônia. Ainda muito jovem, Karol Wojtyla perdeu sua mãe, seu irmão mais velho e, posteriormente, seu pai.
Em 22 de junho de 1938 foi admitido na Faculdade de Filosofia da Jagellonian University de Cracóvia. Um ano mais tarde, em 1939, tem início a Segunda Guerra Mundial e os alemães tomam a Polônia. Já em outubro de 1942, aquele que viria a ser o primeiro Papa polonês, entra para o seminário clandestino da Faculdade de Teologia da Jagellonian University. O seminário era clandestino devido às restrições que os nazistas haviam imposto às práticas da Igreja Católica em Cracóvia.
Os anos passam e a Guerra continua. Karol Wojtyla recebe as primeiras ordens religiosas e, em 1946, realiza a sua primeira missa e muda-se para Roma, onde passa a estudar teologia na Universidade Angelicum.
Em 1948 retorna à Polônia e começa a dar aulas e a escrever, sob o pseudônimo de Stanislaw Andrzej Gruda.
10 anos mais tarde, é ordenado bispo e recebe um convite para participar do Concílio Vaticano Segundo, realizado em Roma, em 1962.
Em 1963, com 43 anos, Karol torna-se Arcebispo de Cracóvia e, em 1964, assume o posto de Cardeal. A partir de então realiza diversas viagens, indo à congressos e peregrinações.


Em 1978, quando morre o Papa Paulo VI, Karol Wojtyla participa do conclave que elege Albino Luciani como o próximo pontífice. O Papa eleito, contudo, vive apenas por mais 33 dias e um novo conclave é organizado para que o novo líder da Igreja Católica Apostólica Romana seja escolhido.
Esse conclave tinha como nomes prováveis o Arcebispo de Génova, Giuseppe Siri, e o Arcebispo de Florença, Giovanni Benelli. O novo sucessor de Pedro, contudo, não foi nenhum dos arcebispos italianos. O nome apresentado, no dia 16 de outubro de 1978, foi o do Cardeal polonês Karol Joseph Wojtyla, que assume a Igreja Católica como João Paulo II.
Há exatos 30 anos, no dia 22 de outubro daquele mesmo ano, João Paulo II é oficialmente empossado, recebendo o anel de pescador.
Tendo exercido o cargo de Papa durantes mais de 26 anos, João Paulo II teve o terceiro papado mais longo da história. Tendo viajado por mais de uma centena de países, levando as mensagens da Igreja Católica e revendo determinados conceitos, ele é considerdo um dos Papas mais populares e bem quistos até então.
Da mesma forma como lutava contra o comunismo lutava contra o capitalismo cego que subjugava os mais pobres.
Três anos após tornar-se Papa, João Paulo II sofre um atentado. Em 13 de Maio de 1981, na Praça São Pedro, tiros o atingem no abdômem e no braço.
Aol longo de se pontificado, Karol Joseph Wojtyla veio quatro vezes ao Brasil. Em 1979, quando visitou apenas o Rio de Janeiro,em 1980, quando percorreu cerca de 30.000 quilômetros e em 1991, quando visitou sete cidades, e em 1997, quando também veio apenas à capital carioca.
Tendo sofrido quedas, que resultaram em quebraduras, e apresentando os sintomas do Mal de Parkinson, o Papa João Paulo II apresenta uma saúde cada vez mais debilitada.
A morte de João Paulo II é anunciada no dia 2 de abril de 2005. Os católicos, então, dão adeus a um de seus mais queridos representantes e, os brasileiros, despedem-se de João de Deus.