05 dezembro 2008

Há 107 anos na história do desenho animado...




... Nascia Walter Elias Disney, em Chicago, nos Estados Unidos. Ele foi cineasta, produtor de desenhos animados e animador, além de ocultista. Tornou-se conhecido, nas décadas de 20 e 30, por seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald, além de ser o fundador da corporação de entretenimento conhecida como Walt Disney Company.

Walt Disney criou Mickey Mouse, em 1928, para competir com o sucesso do Gato Félix. O camundongo, desenhado a partir de uma série de círculos, viria a se tornar o personagem de maior sucesso dos estúdios Disney. Uma curiosidade é que o nome do carismático camundongo não seria Mickey Mouse, e sim Mortimer. Porém, a mulher de Disney, Lilian, fez com que o personagem fosse batizado com o nome que hoje tanto conhecemos.

O primeiro longa-metragem do cineasta foi Branca de Neve e os Sete Anões, que estreou após três anos de produção, desenho e músicas. Na seqüência, depois do sucesso do pioneiro, foram criados novos longas-metragens, como Bambi, Fantasia e Pinóquio.

O vasto império criado por Walt Disney inclui diversos parques temáticos, como a “Disneylândia", a Disneyland Paris e a Disney Japan. Também há inúmeros canais de televisão e elevados rendimentos originados na venda direta de filmes e livros e nos direitos de utilização, por outras entidades, das imagens dos personagens.

Walt Disney se transformou em uma lenda, tendo criado, com a ajuda da sua equipe, todo um universo de referências no imaginário infantil de sucessivas gerações. Além disso, ele é a pessoa que mais ganhou prêmios Oscar de todos os tempos. Vítima de câncer, faleceu em 15 de dezembro de 1966, aos 65 anos, na cidade de Los Angeles, Califórnia.

O lema de Disney sempre foi "Keep moving forward" ("Continue seguindo em frente", traduzido para o português).