07 dezembro 2008

Há 11 anos no futebol brasileiro...

No dia 7 de dezembro de 1997, o programa Esporte Espetacular, de Rede Globo, apresentou uma reportagem falando sobre os escândalos da arbitragem brasileira no Brasileirão daquele ano. Coincidentemente, a mesma data (hoje) em que será disputada a última rodada do campeonato nacional deste ano, que tem sua realização sob suspeita depois de divulgação de uma tentativa de suborno ao árbitro Wagner Tardelli. Ele comandaria a partida entre São Paulo e Goiás, no estádio do Bezerrão, em Gama-DF. O São Paulo só precisa de um empate para confirmar o terceiro título seguido. Casos assim, não são raros na história do futebol brasileiro. O último campeonato manchado por suspeitas ou por fraudes comprovadas foi o Brasileirão de 2005, quando o Corínthians se tornou campeão nacional.



O caso de 1997 foi divulgado pelo Jornal Nacional, outro programa da Rede Globo, no dia 7 de maio. Gravações telefônicas comprovavam a venda de jogos para utilização do dinheiro em campanha eleitoral. O principal acusado era Ivens Mendes (presidente da Comissão Nacional de Arbitragem - CONAF - desde 1988). Nas gravações, ele combinava favorecimento nas arbitragens com o dirigente do Atlético-PR Mário Celso Petraglia. Alberto Dualib, presidente do Corínthians também estava, de alguma forma, envolvido. As denúnicas recaíam sobre jogos da Copa do Brasil e do Brasileirão.

Como muitos casos no Brasil, este também se encerrou sob o sentimento de impunidade. Ivens Mendes pediu afastamento, declarando-se inocente, e não foi punido. Petraglia e Dualib foram suspensos por um ano. O Atletico-PR começou o Brasileirão com cinco pontos a menos. E a CBF ainda encontrou uma brecha para manter Fluminense e Bragantino (rebaixados em 1996) na Série A, na conhecida virada de mesa daquele ano.

Infelizmente essas situações continuam acontecendo no futebol brasileiro. O campeonato deste ano pode entrar para a história como um desses campeonatos em que os resultados esportivos são influenciados por variantes externas (econômicos, políticos, entre outros).

1 comentários:

Dani disse...

oi marcelo, otima ideia essa do blog de vcs. A proposito, a prof. Luciana esteve aqui em Pelotas e assisti a uma palestra dela, bem interessante. Hj ja estou formada. BJos