O Campeonato Brasileiro de Futebol é organizado pela CBF desde 1971. Antes disso, os clubes das diversas regiões do país se encontravam em torneios que reuniam os melhores times dos principais estaduais, em um sistema de mata-mata. Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) e Taça Brasil são alguns desses torneios. A CBF tem, desde então, a incumbência de organizar o Brasileirão, que chega este ano a sua 38ª edição. Mas não foi sempre assim.
Em 1987, o Clube dos Treze organizou um campeonato próprio, a Copa União. Além de seus treze participantes, três convidados participaram da competição, que teve o Flamengo como campeão. A CBF definiu que o campeão brasileiro seria definido num quadrangular entre os dois primeiros colocados da Copa União ou Módulo Verde (Flamengo e Inter) e os dois primeiros do Módulo Amarelo (Guarani e Sport). Com a recusa dos dois primeiros, a Confederação Brasileira deu ao Sport o título de campeão brasileiro.
Já em 2000, um imbróglio na justiça comum não permitiu que a CBF organizasse o campeonato (o Gama foi rebaixado e conseguiu a permanência na justiça comum). O Clube dos Treze voltou a organizar o torneio (que foi chamado de Copa João Havelange). O Vasco foi o campeão, vencendo o São Caetano na Final.
E foi neste campeonato que o São Paulo se tornou o primeiro clube a alcançar a marca de mil gols na história do Brasileirão. A marca foi alcançada na derrota para o Sport, no dia 8 de novembro de 2000, no Estádio da Ilha do Retiro. Com a vitória o Sport garantiu classificação para a segunda fase da Copa. O Sport seria eliminado para o Grêmio nas quartas-de-final e o São Paulo, para o Palmeiras, nas oitavas-de-final.
0 comentários:
Postar um comentário