Um brasileiro se destacava em meio aos tabuleiros. Era Henrique Costa Mecking - conhecido como Mequinho - enxadrista natural de Santa Cruz do Sul. No dia 07 de outubro de 1971, com apenas 19 anos, Mequinho se tornou o primeiro brasileiro a vencer o Torneio Internacional de Xadrez, realizado Vrsac, Iugoslávia.
Embora tenha se destacado em 1971, o auge da carreira de Mequinho foi em 1977, quando foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo, superado apenas por Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi.
Infelizmente, no ano seguinte, um grave doença o fez abandonar as competições. Tratava-se da miastenia, que compromete seriamente o sistema nervoso e os músculos. A doença o fez procurar a religião e ele passou a frequentar a igreja Católica, mais precisamente a Renovação Carismática e acabou se recuperando. Apesar de se dedicar com mais afinco à religião, Mequinho voltou aos tabuleiros e desde 2005 vem disputando os Jogos Regionais e os Jogos Abertos pela cidade de Taubaté. Embora não tenho o mesmo brilho de estrela juvenil, atualmente Mequinho é o número 4 do Brasil, com uma pontuação de 2565 no rating FIDE de janeiro de 2008.
0 comentários:
Postar um comentário