30 outubro 2008

Há 34 na lona...


deitava o ex-boxeador estadunidense, George Foreman. Em 1974, bem antes de ser pastor e dono da mais conhecida assadeira do mundo, que aliás tem um blog sobre culinária, Foreman foi derrotado na luta final do Campeonato Mundial de Boxe, na categoria peso-pesado (acima de 200 libras = 64 kg). Quem desferiu o soco de direita no 8º round foi Muhammad Ali, ou Cassius Marcellus Clay Jr, que reconquistou o título. O confronto, que ficou conhecido como "A luta do século (XX)", está diponível integralmente no youtube, e termina nesse video aqui.


Além de televisionada, a luta foi documentada e tranformada em livro. "Quando Éramos Reis" ganhou o Oscar de melhor documentário, em cuja cerimônia de entrega os dois lutadores foram buscá-lo. O livro A Luta, escrito pelo americano morto há quase um ano Norman Mailer, descreve literária-jornaliticamente a batalha que ocorreu no Zaire (atual República Democrática do Congo). E não foram feitas só essas midiatizações. A vida do vencedor foi retratada no filme Ali. O trailer pode ser visto aqui.

E espere! Não é só isso! O Rafael Salles, do blog Expresso Fúnebre, me informou que o B. B. King fez um show no mesmo dia e lugar e que dá pra ver o Ali na platéia. Fui pesquisar e comprovei. No fiz do texto, é possível ver o video onde o lutador aparece, bem no começo. O show fazia parte dum festivel de 3 dias organizado pelo ditador Mobutu Sese Seko, pra entreter o público mundial que estava lá pra ver a luta. Não sei em que dias certo o festival aconteceu. Esse show deve ter sido no 1º. Vai ver o Ali foi relaxar antes de ter a luta.

Bom, ele se aposentou ja campeão mundial, em 1979, e hoje possui projetos filantrópicos.


1 comentários:

Unknown disse...

Dae Marcelo e pessoal,

Parabéns pelo blog. Gostei da temática: ao mesmo tempo que traz umas curiosidades inúteis (mas que adoramos saber), ele conta com informações históricas relevantes (e que precisamos saber).

Legal também que o blog funcione como um bom filtro da infinidade de coisas que a rede nos oferece. Separar o joio do trigo na hora de linkar para fazer um post é um baita aprendizado jornalístico para vocês - além de, claro, facilitar as coisas para quem visita o blog.

Uma idéia que vocês podem adotar, se é que ja não adotam, é de colocar erratas no próprio post quando houver erro de informação/precisão, ao invés de corrigir e não avisar o leitor - a não ser que os erros sejam coisas de letra/acento/vírgula, aí não convém. Esta é uma questão que até faz parte de vários "Códigos de Ética dos Blogueiros", e contribui para dar mais transparência ainda ao blog.

Abraços e bons posts!

Leonardo